seashore1.jpgseashore2.jpg

História do GJSE

Conhecer a História do Grupo de Jovens Santo Estêvão, é sem dúvida, conhecer sobre a história de jovens que resolveram dar o SIM para os projetos de DEUS. Através dos Ministérios de Música, Arte e de Acolhimento, assim como também do Terço da Juventude, do Evangelizando Pela Net e do Jovens que Evangelizam. Tudo isto é ainda, só parte do início de uma história que começou a ser escrita em 2007....

 


Em 2007, o então Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, o padre Edvan Araújo de Lucena, vendo a necessidade de reativar a pastoral da juventude  na cidade de João Câmara, organizou junto aos coordenadores da catequese maior (Crisma) e da Renovacação Carismática Católica, um grande encontro de jovens, na quadra do antigo Colégio Cinecista João XXIII, o encontro contou com a presença do grupo Apóstolos e Integrantes da Pastoral da Juventude de Natal, que junto com a RCC de João Câmara, conduziram o evento realizado na noite do dia 20 de outubro de 2007, alguns ministérios de músicas das comunidades pertencentes a paróquia estiveram presentes também no evento, animando aos que ali estavam.
O encontro reuniu cerca de 200 jovens com faixa etária de 12 a 17 anos, e assim superou todas as expectativas até então estabelecidas pela organização do evento. O pontapé inicial foi realizado, e daquele sábado em diante, os jovens passaram a se reunir aos sábados a noite, após a aula do crisma.

 


 

No dia 3 de novembro de 2007, acontecia o segundo encontro do grupo de jovens, mas ainda não se tinha ao certo o nome de quem tomaria a frente do novo grupo, nem ao menos qual seria o nome do grupo.
Começava ali, a fase em que o grupo de jovens fora comandada por integrantes da RCC, com isso, o grupo começava a ganhar as características de um Ministério Jovem, pois, a espiritualidade trabalhada daquele dia em diante, era a espiritualidade da Renovação Carismática, uma vez que o Ministério de Música Renascer (que pertence a RCC), fazia não só a animação de louvor, mas também era quem conduzia todo o encontro.
Ficou-se um tempo sem ter de fato um coordenador, até que José Marcolino foi escolhido pelo padre Edvan, para assumir a coordenação do grupo de jovens, após a pessoa inicialmente escolhida pelo padre, não aceitar o cargo. Marcolino que até então também participava do Ministério de Música Renascer, assumiu o posto e foi começando a trabalhar no grupo não só a espiritualidade, mas também a parte do serviço.
Alguns encontros depois, o Jovem Ruan, levou até os jovens que ali participavam, a proposta de nome para o grupo. E o nome proposto foi aceito pelos presentes, após tomarem conhecimento da história de Santo Estêvão. Estêvão foi um dos primeiros mártires do cristianismo, ele era um jovem escolhido pelos apóstolos para tornar-se um dos sete primeiros diáconos da Igreja Nascente (após a morte de Cristo) para ajudar os apóstolos no processo de evangelização. Estêvão Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado. A história de Santo Estêvão é encontrada no Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulos 6 e 7.
Então, por ser um jovem que vivia não só para cumprir com os serviços sociais que fora incumbido de realizar, mas também por ir além e não deixar passar nenhuma oportunidade de levar o evangelho de Jesus as outras pessoas, ele foi escolhido pelos jovens do grupo, para tornar-se o padroeiro do grupo recém formado. Assim, o grupo passou a ser chamado de Grupo de Jovens Santo Estêvão, e após algum tempo adotou o lema “Viver como jovem, a diaconia na Igreja”.

 


Os primeiros meses do Grupo de Jovens Santo Estêvão (GJSE), foram para começar a se pensar em como trabalhar com aqueles jovens, o que o grupo se tornaria, seria apenas um grupo para se reunir aos sábados? Ou seria um grupo para ir além de simples encontro? Um grupo que fosse participativo das obras na Igreja ou seria apenas um grupo para que se pudesse dizer que na paróquia existe um grupo de jovens?
Ter encontrado naqueles poucos jovens que participavam dos encontros aos sábados, pessoas dispostas a fazer com que o grupo tomasse forma e crescesse, foi peça fundamental na história do grupo. Até então o grupo se resumia em se encontrar aos sábados após a aula do crisma, para um momento de louvor, pregação e oração e só.

 


 

Ao longo dos meses o grupo foi criando suas raízes em uma mistura do carisma da RCC e da PJ. Aos poucos o grupo foi criando sua própria identidade, a identidade "Jovem Santo Estêvão" (JSE). Com a criação do Ministério de Arte e depois a do Ministério de Música, o GJSE deixou de ser conduzido pela RCC e passou a caminhar com suas próprias pernas a partir de agosto de 2008. Desde então os encontros dos sábados passaram a ter ainda mais trabalhada a parte de formação e de oração entre os jovens, visando formar jovens cada vez mais comprometidos com as obras de Deus.

O grupo nunca perdeu algumas características de PJ (auxiliar sempre nas atividades da Igreja e estar sendo a "mão-de-obra" para ajudar na organização de eventos de outros movimentos religiosos), assim como conservou o características da RCC (vivência de oração no Espirito Santo).
Ano após ano, o grupo foi crescendo (não muito em quantidade, mas principalmente em qualidade), alguns jovens foram saindo do grupo, mas engajaram-se em outros grupos (um dos objetivos do GJSE é a formação de jovens preparados para servirem a Igreja independente de qual pastoral/movimento ele vá seguir).
Além dos encontros aos sábados, o grupo passou a ter alguns outros encontros (para reuniões, onde são tratados assuntos referentes as missões, eventos, encontros).
Com a criação de ministérios e projetos ao longo dos anos, o grupo formou o Conselho do GJSE, composto pelo coordenador Geral e pelos coordenadores de Ministérios e Projetos, com isso as decisões passaram a serem tomadas cada vez mais em conjunto, entre as decisões encontra-se o planejamento anual que passou a ser realizado desde 2009, aonde é decidido a temática a ser trabalhada durante cada mês e nortear as dinâmicas para o desenvolvimento do grupo.

 


No dia 13 de maio de 2012 à noite, foi anunciado ao final da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens,  o nome do 2º coordenador do Grupo de Jovens Santo EstÊvão. O escolhido pelo administrador paroquial, Padre Edvan Araújo, foi o jovem de 27 anos, Mackson Douglas de Melo. Antes de assumir o GJSE, ele já havia coordenado o Jovens Voluntários de Cristo (JVC) da cidade do Natal-RN.Desde então, o grupo passou a ter uma maneira um pouco diferente de ter os seus encontros conduzidos, passando assim por uma fase de adaptação ao novo coordenador.

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Joomla templates by a4joomla